Notícias


Senac vai ofertar 46,2 mil vagas em cursos gratuitos em 2024

Mais de 500 turmas estão abertas em todo o Paraná

O Senac PR projeta ofertar mais de 46,2 mil vagas gratuitas ao longo de 2024 em todo o Paraná. No momento, mais de 500 turmas estão abertas, em 41 unidades do estado.

As turmas fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que completou 15 anos. Resultado de um acordo celebrado com o Governo Federal no fim de 2008, o programa está em operação no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros. No Paraná, o PSG já atendeu a mais de 330 mil pessoas ao longo destes 15 anos, com a aplicação de aproximadamente R$ 1 bilhão em ações educativas.

O diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, salienta a participação das empresas do comércio de bens, serviços e turismo, que subsidiam o PSG através da contribuição compulsória, colaborando, assim, com a inserção social e inclusão produtiva de milhares de paranaenses. “O Senac PR está completando 15 anos de oferta do Programa Senac de Gratuidade, uma contribuição da nossa instituição e das empresas do setor terciário para a inserção de pessoas no mercado de trabalho e para a formação de novos empreendedores para o mercado. Nestes 15 anos tivemos marcas muito expressivas dos números de atendimentos: foi investido praticamente 1 bilhão de reais em ações gratuitas, em vários níveis de ensino, ultrapassando 330 mil pessoas atendidas gratuitamente”, avalia.

A gratuidade contempla a oferta de vagas em cursos que vão da aprendizagem para jovens e adolescentes, programas instrumentais, qualificações profissionais, aperfeiçoamentos, cursos técnicos até bolsas de estudos na graduação. Os cursos ocorrem nas modalidades presenciais, educação flexível ou à distância.

 

Quem pode participar

Programa Senac de Gratuidade (PSG) é direcionado a pessoas que possuem renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. Para calcular a renda per capita basta somar as rendas de todos os membros da família empregados e dividir pelo número de integrantes do grupo familiar.

A seguir, confira todas as regras de inscrição estabelecidas pelo Programa Senac de Gratuidade:

  • Ter renda familiar de até 2 salários mínimos por mês;
  • Atender aos pré-requisitos do curso (idade mínima e escolaridade mínima do curso, residência no estado do Paraná quando aplicável);
  • Comprovação dos documentos exigidos no ato da matrícula.

 

CLIQUE AQUI e consulte as vagas disponíveis em sua cidade. 

 

Assessoria de Imprensa:
Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335





Voltar