Notícias


Índice de confiança do comerciante paranaense cresce 3,6% em outubro

Empresários paranaenses deixam de ser os menos confiantes do país

 

Pelo terceiro mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) cresceu, atingindo 3,6% no Paraná em outubro. O indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra uma crescente melhora no otimismo do empresariado paranaense, que saiu da última posição do ranking nacional, ficando à frente de Roraima, que concentra os comerciantes mais reticentes do país.

Apesar da nova elevação, com 105,6 pontos, o índice paranaense continua abaixo da média nacional, que está em 112,8 pontos em outubro.

A confiança dos dirigentes de médias e grandes empresas do Paraná (+ de 50 funcionários) passou da 20ª posição do ranking nacional para o 10º lugar, enquanto os micro e pequenos comerciantes (até 50 funcionários) continuam no final do ranking, apesar de terem saído da última posição para a penúltima no mês de outubro.

Entre os fatores avaliados, as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) tiveram a maior alta mensal, com aumento de 4,2%. Os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) cresceram 3,3%, tanto que em outubro verifica-se a melhor situação atual dos estoques desde novembro de 2021, com 82,1% dos empresários avaliando que o nível de mercadorias é adequado ou está acima do adequado.

Já a opinião dos comerciantes sobre as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), mesmo com aumento de 3% de setembro para outubro, marca 75,2 pontos e por estar abaixo da margem de 100 pontos, ainda demonstra uma situação de pessimismo em relação ao cenário atual, sobretudo em relação à economia e ao comércio em geral.

Contratações

O Indicador de Contratação de Funcionários (IC) está em franca expansão, sobretudo pelas contratações de temporários para o movimento extra de fim de ano. O fator cresceu 8,5% em outubro, especialmente entre as empresas com mais de 50 colaboradores, entre as quais o indicador subiu 17,5%.

 

TABELAS E GRÁFICOS

 

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

Publicado por Karla Santin

31/10/2023 às 09:43





Voltar