Notícias


Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) volta a crescer no Paraná

Indicador da CNC e Fecomércio PR retoma crescimento após oito meses de queda contínua

 

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) paranaense cresceu 0,6% em agosto, com 100,2 pontos. O resultado interrompe a sequência de quedas, iniciada em dezembro do ano passado, e volta à zona de satisfação, acima dos 100 pontos. A pesquisa, realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra uma melhora no otimismo dos empresários paranaenses, sobretudo em relação ao momento atual e em suas expectativas.

O quesito Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) cresceu 0,5% na variação mensal e as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) aumentaram 2,3% em agosto. Por outro lado, a projeção de Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) caiu 1,4%.

O ICEC nacional também voltou a apresentar crescimento, com elevação de 0,3%, alcançando a marca de 110,6 pontos.

Apesar de melhora da confiança do empresário paranaense em agosto, o Paraná é o estado menos otimista, e está em 27º lugar no ranking nacional, em ambos os portes de empresas analisados.

Porte da empresa

Os dirigentes de empresas de maior porte, acima de 50 colaboradores, estão mais otimistas, com 101,3 pontos, e crescimento de 1,4% de julho para agosto.  Entre as micro e pequenas empresas o ICEC está em 100,2 pontos, com variação mensal positiva de 0,6%.

GRÁFICOS EM JPEG

 

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

 

Publicado por Karla Santin

30/08/2023 às 10:51





Voltar