Notícias


Roupa é principal opção de consumidores para presentear no Natal

         A pesquisa de intenção de compra, realizada pelo Departamento de Pesquisa (Depea) da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), aplicada em 26 de novembro para 297 consumidores, revela que dentre os maringaenses com intenção de comprar presentes neste Natal, 20,9% vão optar por roupas. Logo em seguida vem os brinquedos com 20,6%, e 18% pretendem escolher calçados.

         Dos entrevistados, 73% vão comprar em Maringá e 21% pretendem fazer as compras na primeira quinzena de dezembro. Além disso, 59% dos consumidores têm a intenção de gastar até R$ 300,00 com itens para o Natal, e 37% pretendem gastar menos que o ano passado.

         Quando perguntados sobre o melhor dia da semana para fazer as compras, 51% foram indiferentes e 24% preferem o sábado. Já em relação ao horário, 46% também consideram indiferente e 22% pretendem fazer as compras à noite.

         O levantamento mostrou ainda que 65% dos consumidores não se sentem motivados a comprar somente pelo fato de ter uma campanha promocional com prêmio. Já as respostas sobre as campanhas com prêmios menores, que permitem mais ganhadores, revelaram que a estratégia agrada 47% dos entrevistados. Mesmo assim, 58% disseram que a decisão de compra é mais influenciada por promoções de preços e descontos.

         Em relação à situação financeira dos consumidores maringaenses, a pesquisa apontou que 27% têm alguém da família desempregado, 51% precisaram cortar gastos e 74% não conseguiram poupar dinheiro este ano. Quanto ao 13º salário, 27% devem utilizar para pagar contas atrasadas e, do total de endividados, 39% preveem quitar dívidas de cartão de crédito. Apesar disso, 45% se consideram otimistas para o ano de 2017.

Fonte: Textual Comunicação





Voltar