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Menos pessoas ganharão presentes neste Natal

Valor gasto pelos consumidores paranaenses, no entanto, deve ser um pouco maior que no ano passado

O Natal deste ano não deve ser muito diferente do de 2015, ao menos se depender da expectativa dos consumidores paranaenses em relação à compra de presentes. Menos pessoas devem ser presenteadas, porém ticket médio tende a ser um pouco maior. A informação é da sondagem de Intenção de Compras para o Natal, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). A pesquisa revela que 75,5% das pessoas pensam em presentear alguém. Na sondagem realizada em 2015, 77% dos consumidores tinham intenção de oferecer algum tipo de lembrança.

Aqueles que planejam presentear até cinco pessoas somam 83%. Em 2015 eram 79% e, no ano de 2014, esse mesmo indicador era de 64%.  Os que pretendem presentear entre seis e dez pessoas são 16%, enquanto no ano passado eram 19% e, em 2014, 29%. Os mais generosos somam 1%. Eles disseram que irão presentear mais de 10 pessoas neste Natal. No ano passado eles eram 3%. Em 2014 somavam 7% dos entrevistados.

A sondagem mostra que menos consumidores irão presentear e, entre aqueles que farão um agrado neste fim de ano, o número de familiares e amigos escolhidos será menor. Porém, a data de maior impacto para o comércio varejista, o Natal de 2016, não deve fugir à regra de aumentar o faturamento das lojas em dezembro, ao menos quando comparado ao mês de novembro. A notícia boa para o comércio é que o valor médio a ser gasto pelos consumidores, de R$292,50, está acima do que foi levantado na sondagem de 2015, quando o ticket médio foi de R$256,00. Em 2014, essa média foi de R$295,00.

Formas de pagamento

A sondagem da Fecomércio PR revela ainda que, este ano, o pagamento à vista deve ser a preferência de 55% dos paranaenses, contra 59% em 2015. A segunda forma de pagamento mais utilizada para as compras natalinas será o cartão de crédito parcelado, que representa a opção de 30% dos consumidores pesquisados.  Em 2015 somava 27%. O cartão de crédito direto para o vencimento é a escolha de 13% dos que pretendem comprar um presente. Em 2015 era a opção de 11%. O carnê, ou crediário, aparece como possibilidade de pagamento para 2% dos consumidores, igual ao do ano de 2015.

 

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