Notícias


Pesquisa revela perspectivas de vendas dos lojistas para Natal

          Apenas 34% dos comerciantes maringaenses pretendem contratar funcionário temporário para o período de vendas natalinas. É o que revela uma pesquisa feita pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). O número é um pouco acima do ano passado, quando 30% disseram que fariam contratação de temporários. Apesar disto, quase três quartos dos entrevistados afirmaram estar otimistas com as vendas de final de ano (74%), enquanto que 19% disseram estar pessimistas e o restante respondeu estar indiferente ou não saber.
         Para 41% dos comerciantes, o faturamento neste natal será igual ao do ano passado, enquanto que 39% esperam vender mais (no ano passado este índice era de 36%) e 20% acreditam que o faturamento será menor.  Dos entrevistados, 42% farão promoções de preços para o período.
         A pesquisa revela ainda que quase um terço dos comerciantes, 29%, comprou estoque de natal maior que o ano passado, enquanto que 39% compararam igual volume e 29% compraram menos – o restante não sabe ou não tem estoque.      Confecções, calçados e brinquedos serão na opinião dos lojistas, os itens mais vendidos, com 90% das compras.
         Outra dado que a pesquisa revela é que 72% das empresas não precisaram fazer demissões em virtude da crise e que 53% dos lojistas registraram faturamento menor neste ano em relação a 2015, enquanto que para 26% ficou estável e para 19% aumentou – 2% não sabem. Três quartos dos comerciantes não recorreram a empréstimos para ter capital de giro neste ano.
Para a pesquisa foram entrevistados cem lojistas associados de bairros, região central e shoppings entre 10 e 18 de novembro.
 
Fonte:
Textual Comunicação





Voltar