Intenção de consumo continua a crescer no Paraná
Mesmo abaixo do ideal, índice cresce 3,5% de um mês a outro. Perspectiva profissional do paranaense é 16% maior que no ano passado
A pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e divulgada regionalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), apresentou crescimento no Paraná de 3,5% entre os meses de agosto e setembro de 2016. O índice ficou em 87,8 pontos, 1% de queda na relação com setembro de 2015.
Para que a intenção de consumo seja considerada positiva, o ideal é que o indicador esteja acima de 100 pontos. Porém, a pontuação da ICF vem apresentando reação desde o mês de julho, quando era de 80 pontos.
A intenção de consumo nacional, que atingiu 72,1 pontos, está abaixo do indicador paranaense, mas também segue a tendência de elevação verificada no Paraná. Em agosto, o indicador nacional era de 69,3 pontos, uma alta de 4,1% e elevação de todos os indicadores da pesquisa. Este é o maior crescimento mensal nacional desde 2010. Já na comparação com setembro de 2015, o índice nacional sofreu queda de 9,6%.
Entre os indicadores medidos pela pesquisa, o que aponta a perspectiva profissional do paranaense apresentou reação positiva de 16% com relação a setembro do ano passado, e de 0,7% quando comparado ao mês de agosto.
O momento para compras de produtos duráveis e a perspectiva de consumo são os itens com as maiores altas na comparação com agosto, de 10% e 23% respectivamente. O nível de consumo atual (que investiga se as famílias consideram estar comprando mais, menos ou igual ao ano passado) apontou baixa de 12% na comparação com setembro de 2015, e de 1% na comparação com agosto deste ano.
Para os demais estados brasileiros, o nível de consumo atual foi o que apresentou maior impacto negativo em setembro, apontando retração de 22,5% na variação anual. Na variação mensal, houve crescimento de 4,9%.
ICF/Set |
Paraná |
Variação Mensal |
Variação Anual |
Nacional |
Variação Mensal |
Variação Anual |
|
(Em Pontos) |
% |
% |
(Em Pontos) |
% |
% |
Emprego Atual |
106,3 |
-1,7 |
-6,0 |
104,8 |
2,5 |
-2,0 |
Perspectiva Profissional |
87,3 |
0,7 |
16,0 |
97,4 |
3,6 |
-1,3 |
Renda Atual |
152,9 |
-0,6 |
0,0 |
88,3 |
3,6 |
-10,7 |
Acesso ao crédito |
75,3 |
4,7 |
-5,0 |
65,4 |
2,2 |
-16,5 |
Nível de Consumo Atual |
59,1 |
-1,0 |
-12,0 |
46,4 |
4,9 |
-22,5 |
Perspectiva de Consumo |
39,4 |
8,9 |
23,0 |
58,1 |
8,5 |
-8,6 |
Momento para Duráveis |
94,7 |
13,6 |
-10,0 |
44,5 |
6,3 |
-15,1 |
Índice |
87,8 |
3,5 |
-1,0 |
72,1 |
4,1 |
-9,6 |
Histórico ICF
Ainda que setembro de 2016 tenha apresentado alta na variação mensal do ICF no Paraná, o histórico do índice na variação anual, tendo como base os meses de setembro de 2010 a 2016, mostra quedas significativas na intenção de consumo dos paranaenses. A partir do desmembramento dos componentes da pesquisa (acesso ao crédito, perspectiva profissional, situação no emprego, perspectiva de consumo, renda atual, consumo atual e tempo para compra de bens duráveis), acompanha-se também o comportamento de queda de cada um desses elementos.
Set/Ano |
ICF |
Perspectiva Profissional |
Situação no emprego |
Renda atual |
Acesso ao Crédito |
Consumo atual |
Perspectiva de Consumo |
Bens duráveis |
2010 |
101,2 |
92,5 |
92,5 |
102,0 |
96,9 |
116,5 |
97,1 |
111,0 |
2011 |
143,5 |
143,8 |
106,9 |
152,8 |
145,4 |
129,1 |
151,5 |
175,2 |
2012 |
149,0 |
156,3 |
106,3 |
166,3 |
158,6 |
120,8 |
155,7 |
178,8 |
2013 |
144,3 |
144,1 |
98,4 |
164,7 |
153,3 |
132,9 |
153,6 |
163,5 |
2014 |
134,7 |
142,4 |
94,4 |
164,0 |
155,2 |
117,0 |
122,2 |
147,8 |
2015 |
89,1 |
113,0 |
75,5 |
152,2 |
79,4 |
67,3 |
31,9 |
104,8 |
2016 |
87,8 |
106,3 |
87,3 |
152,9 |
75,3 |
59,1 |
39,4 |
94,7 |