Informativo Semanal

 
boletim-sivamar12a17.png

Empresário do Ano

João Cantagalli, fundador da Criavialli, foi eleito nesta segunda-feira Empresário do Ano 2017. A eleição aconteceu na Acim, por uma comissão julgadora (foto) formada por representantes das quatro entidades promotoras do prêmio - Sivamar, Acim, Apras e Fiep – além da Prefeitura de Maringá, Câmara Municipal de Maringá, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e Sindicato dos Jornalistas do Paraná). O nome de Cantagalli foi um dos indicados na primeira fase do processo, quando 26 entidades apontaram empreendedores com participação ativa na vida comunitária cujas empresas têm pelo menos três anos de atividade.

foto-comissao-julgadora-eleicao-120617.png

 

300 funcionários

Maringaense, João Cantagalli foi executivo da Sanbra, que pertence ao grupo Bunge, tendo trabalhado em diversas filiais e fábricas ocupando o cargo de gerente de auditoria, gerente regional, entre outros. Fundou a Crivialli há 30 anos, num pequeno galpão alugado e com dez funcionários. Hoje são 300 colaboradores e duas unidades industriais que produzem 350 itens entre produtos de limpeza doméstica, automotiva, pet e higiene pessoal. A empresa conta também com 70 promotores de vendas, quase cem representantes comerciais e 20 distribuidores, comercializando seus produtos em todos os estados brasileiros, o Paraguai, Uruguai, Bolívia e Venezuela. A data da premiação ainda será marcada.

 

Para baixo

O último Boletim Focus, publicado semanalmente pelo Banco Central com base em estimativas das instituições financeiras, divulgou redução nas projeções de inflação e também de crescimento econômico da economia para este ano. A projeção para o IPCA passou de 3,90% para 3,71% para 2017. Para 2018, a estimativa caiu de 4,40% para 4,37%. Segundo o Boletim Focus, a economia deve registrar esse ano um crescimento de apenas 0,41%, ante a projeção anterior de 0,50%. A projeção para 2018 também foi revista para baixo, de 2,40% para 2,30%. 

 

Em julho

No mês que vem entra em operação a Nova Plataforma de Cobrança, sistema criado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para trazer maior comodidade e segurança no pagamento de boletos bancários. Todas as informações que, por norma do Banco Central devem obrigatoriamente constar do boleto - tais como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador - deverão trafegar pela Nova Plataforma. Com o novo processo, os bancos passarão a controlar melhor todos os boletos que forem postados para os pagadores, melhorando a capacidade de filtrar o envio de boletos indevidos.

 

Transparência

De acordo com a Febraban, além de o consumidor poder pagar o seu boleto vencido em qualquer banco ou correspondente não bancário, a Nova Plataforma permitirá maior transparência em todo o processo, assegurando às empresas melhor gestão dos recebimentos, uma vez que as condições da operação negociadas com os consumidores serão preservadas. O comprovante de pagamento também será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto (juros, multa, desconto, etc.) e as informações do beneficiário e do pagador.

 

Cronograma

Por ano, são emitidos no Brasil cerca de 3,5 bilhões de boletos bancários. Por conta deste grande volume, a validação por meio da Nova Plataforma de Cobrança será realizada em etapas. A partir de 10 de julho, os boletos de valor acima de R$ 50 mil passarão a ser validados pela Nova Plataforma. Ao longo dos meses seguintes, o valor dos boletos vai diminuindo até o término da implantação: dezembro de 2017. A entidade elaborou uma cartilha sobre o assunto, que pode ser acessada aqui.


 

sala-treinamento-sivamar.png

Voltar