Informativo Semanal

 
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Três sábados

Neste mês o comércio de rua de Maringá terá expediente ampliado até as 18 horas em três sábados: dias 5, 12 e 26. Em contrapartida, no mês seguinte, apenas no segundo sábado as lojas abrirão até as 18 horas. A alteração dos horários foi acordada entre o Sivamar e o Sincomar.

 

Padroeira

Vale lembrar que no feriado municipal de 15 de agosto (terça-feira), dia da padroeira de Maringá, as lojas do comércio de rua estarão fechadas. Como se trata de um feriado religioso, não há mudança de data de celebração, como acontece com o aniversário de Maringá, em maio.

 

Prestação de contas

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, participou esta semana de reunião da diretoria do Sivamar para apresentar a prestação de contas dos primeiros seis meses de sua gestão. Ele esteve acompanhado pelos secretários municipais Orlando Chiqueto (Fazenda) e Francisco Favoto (Inovação e Desenvolvimento Econômico). O vereador Carlos Mariucci (PT) também participou da reunião. Maia focou sua apresentação na economia que as medidas adotadas em sua gestão vêm proporcionando aos cofres da prefeitura.

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R$ 15 milhões

Ao explanar sobre a aprovação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do município, Maia colocou que, com a retomada do serviço de coleta de lixo pela prefeitura, serão economizados R$ 15 milhões anuais. Segundo o prefeito, foram adquiridos 15 novos caminhões coletores e o serviço passou a ser realizado pelos próprios servidores da secretaria de Serviços Públicos. O prefeito também falou sobre a coleta de lixo reciclável, que no primeiro semestre atingiu duas mil toneladas, 34% a mais do que o mesmo período de 2016. Todo o material foi destinado às cooperativas de catadores.

 

Saúde

Ulisses Maia colocou que, graças a mudanças de gestão, a fila de espera para consultas na rede pública foi reduzida. Foram realizadas 37 mil consultas no primeiro semestre, contra 25 mil que aguardavam na fila. Segundo ele, apenas as especialidades de neurologia e reumatologia ainda têm pacientes aguardando consulta, por conta da grande demanda pelas duas especialidades. Segundo o prefeito, foram contratados 76 novos profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos. Ele falou também sobre a readequação do Hospital Municipal, que possibilitou colocar 90% da estrutura em funcionamento. Desde então, 700 cirurgias foram realizadas ali.

 

Educação

Maia colocou que quando assumiu a prefeitura, cinco mil crianças esperavam vaga nos Centros de Educação Infantil (creches). No primeiro semestre 2.900 foram atendidas e a prefeitura está realizando 33 obras e projetos na área para ampliar o número de vagas e reduzir ainda mais a fila. A previsão, segundo ele, é de que 13 novos Centros serão entregues este ano. Outra mudança foi a adequação do horário de saída dos alunos da Educação Infantil, para que os pais tenham mais tempo de pegar seus filhos após o trabalho.

 

Serviços públicos

O prefeito também apresentou números sobre o setor de serviços públicos referentes aos primeiros seis meses do ano: 2 mil árvores condenadas retiradas (em 2016 foram 367 no mesmo período), 3 mil podas (contra 264 em 2016), 2.421 replantios de árvores, readequação de praças e canteiros centrais de avenidas. Segundo Ulisses Maia, a readequação realizada nos canteiros centrais da Avenida Cerro Azul servirá de modelo para o serviço em outras vias da cidade.

 

Avenida Brasil

O presidente do Sivamar, Ali Wardani, colocou para o prefeito a necessidade de estudos para obras de revitalização do centro da cidade, especialmente a região da Avenida Brasil, que, segundo ele, ao longo dos anos vem sendo preterida em termos de projetos e obras que resgatem sua importância como via de comércio. Maia assumiu o compromisso de formar uma comissão com representantes do comércio e técnicos para estudar a revitalização da Brasil e seu entorno. Amauri Donadon Leal entregou ao prefeito um documento com o projeto de revitalização da Rua Santos Dumont, proposto pela Fecomércio PR e Sebrae PR, e o prefeito também se comprometeu a estudar a implantação.

 

Salão de eventos

Na reunião, o presidente Ali Wardani também apresentou aos diretores as obras realizadas no salão de eventos da sede social do Sivamar, que foi totalmente reformado para oferecer uma estrutura ainda mais moderna para a realização de festas e eventos. As obras incluíram renovação de pisos, churrasqueira, cozinha, banheiros, da iluminação e também a climatização do ambiente. Para locações, é só ligar para o Sivamar (44) 3026-4444.

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